quinta-feira, 12 de novembro de 2009
Clóvis Moura: a sua militância e intelectualidade
Clóvis Moura: a sua militância e intelectualidade
Debate Cedem/Unesp
Rebeliões da Senzala (Edições Zumbi – 1959, São Paulo) de Clóvis Moura (1925-2003), livro que completa cinquenta anos de publicação, será o centro do debate no próximo dia 19 de novembro, quinta-feira às 18h30, promovido pelo CEDEM – Centro de Documentação e Memória da UNESP.
Enquanto a maioria dos estudiosos pertencente à geração do autor procurava em suas pesquisas desvendar o lado etnográfico e folclórico do negro, Clóvis Moura dirigiu a sua pesquisa para o campo histórico, pois, para ele, era o que poderia explicar a questão do negro no Brasil. Caio Prado Junior (1907-1990) em carta endereçada ao autor se referiu ao livro como “um ponto de partida, que nos faltava, para a sistematização e compreensão geral de um assunto de considerável importância para nossa historiografia”.
A obra analisa as formas mais destacadas de resistência dos escravos, como: os quilombos, as insurreições e as guerrilhas que se estenderam até a abolição da escravatura. Além disso, apesar de ser a documentação esparsa e pouco acessível, em quase todas as regiões brasileiras, mostra como essas lutas foram muito mais profundas e duradouras do que pretendem alguns pesquisadores que veem no escravo negro um elemento dócil.
Uma vez que no dia 20 de novembro celebramos na cidade de São Paulo o feriado do Dia Nacional da Consciência Negra, dedicado à reflexão da inserção do negro na sociedade brasileira, faz-se importante nos unirmos para uma breve discussão sobre a questão étnico-racial e seus desdobramentos na conjuntura do país em que vivemos. Esta data em que se rememora o assassinato de Zumbi dos Palmares tem o sentido de evocação de um passado de luta e resistência diante da aparente impotência gerada pela escravidão na colônia portuguesa e esta efeméride contrapõe-se à comemoração da assinatura da Lei Áurea, em 13 de maio de 1888, data que por muito tempo representou a redenção dos escravos.
Debatedores
Soraya Moura
Historiadora - USP
Pesquisadora e Coordenadora de Projetos do Memorial do Imigrante
Filha de Clóvis Moura
João Baptista Borges Pereira
Doutor em Antropologia - USP, Professor da USP e do Mackenzie
Presidente da Comissão Permanente de Políticas Públicas para a População Negra da USP
Mediadora
Célia Reis Camargo
Doutora em História Social - UNESP
Professora do Depto de História - UNESP/Assis
Coordenadora do CEDEM
PARTICIPE E CONVIDE OS SEUS AMIGOS!
Inscrições gratuitas c/ Sandra Santos pelo e-mail: ssantos@cedem.unesp.br
Local: CEDEM/UNESP – Praça da Sé, 108 – 1º andar (metrô Sé)
Quando: 19/11/09 às 18h30 – 5ª feira – (11) 3105 - 9903 - www.cedem.unesp.br
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
Igreja Luterana da Suécia autoriza casamentos homossexuais
da Efe, em Copenhague
A Igreja Luterana da Suécia, que conta com 73% da população do país como adeptos, aprovou nesta quinta-feira a autorização da realização de casamentos entre homossexuais em seus templos a partir do dia 1º de novembro.
Os membros da assembleia eclesiástica, organismo superior da Igreja Luterana sueca, aprovaram nesta quinta-feira por maioria absoluta uma proposta da direção para permitir este tipo de cerimônia, uma decisão esperada após meses de discussões.
A proposta contou com o apoio de 176 do total dos 249 votos, mais de 70% da assembleia.
A decisão das autoridades eclesiásticas suecas acontece seis meses depois que o Parlamento aprovou a chamada lei do casamento neutro, que permite que homossexuais formalizem suas relações em uma cerimônia civil.
Os casais gays só devem cumprir com um requisito para poderem se casar no civil, o mesmo que para heterossexuais. Eles devem apresentar um certificado oficial que prove que nenhum dos dois é menor de idade ou já está casado, e que não são parentes de primeiro grau.
INFORMOU, em 22/10/2009 - 11h30:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u641659.shtml
terça-feira, 20 de outubro de 2009
A Grande Família
A Grande Família
Meu antigo terapeuta e eu estamos organizando a formação de um grupo para ler e discutir textos relativos à homossexualidade. A proposta é algo que possa ser partilhado por gays e não-gays – e não a de fazermos mais uma espécie de dinâmica de grupo. Como de praxe, assumi a “secretaria” da atividade, propondo-me a articular as pessoas e prospectar os textos.
Pensando que seria muito complicado começar os trabalhos com livros, pois demandam tempo de leitura e isso poderia ser um desestimulador inicial, optei por artigos: textos mais concisos e fáceis de serem distribuídos. Assim, minha busca começou pelo Google Acadêmico, que disponibiliza gratuitamente textos publicados em periódicos brasileiros e estrangeiros. Para a palavra-chave “homossexualidade” a pesquisa encontrou uma quantidade astronômica de referências. Entre tantas, e em sintonia com nossa charmosa editora, chamou minha atenção as muitas indicações para os temas “família homossexual” e “direito de família homossexual”.
Já li algumas coisas e constatei que, por conta do impasse legislativo, o direito homossexual está sendo gestado nos tribunais, através de jurisprudência. Os juízes, respaldados pelo poder de decidir diante da realidade, têm construído um arcabouço legal que, aos poucos, está fazendo o serviço dos nobres legisladores, a ponto de um jurista ter afirmado que os atuais projetos em discussão pelos políticos já estão obsoletos. Exemplos são os casos de homens e mulheres gays que estabelecem uniões estáveis, sem que isso esteja na lei, e que adotam crianças, formando verdadeiras famílias.
Famílias que fogem do padrão tradicional – se é que ainda existam ”famílias tradicionais”. Aliás, nesse sentido, a comunidade homossexual tem participado ativamente da grande transformação social em curso no mundo, pela qual as noções de "família" certamente serão revistas.
Eu, contudo, não tenho amigos gays interessados em adotar crianças. Mas tenho amigos gays que são pais muito dedicados a seus filhos – morando ou não com eles. E sou testemunha de relações muito positivas entre esses jovens e seus pais diferenciados.
Vejo, entretanto, um ponto no qual o tema "família homossexual" ainda esbarra: os gays são entendidos, pelas pessoas mais reacionárias e preconceituosas, como más influências; portanto, incapazes de serem bons pais e boas influências. Daí o perigo que essas pessoas enxergam na adoção e na paternidade gays: fantasiam que essas crianças serão gays desajustados.
Até aqui, nenhuma novidade, apenas mais do mesmo: o puro e infeliz preconceito.
O que me espanta é que também os pais gays tenham essa preocupação sexual, mesmo que não assumida, mas perfeitamente perceptível no alívio da descoberta do filho, por exemplo, com uma revista Playboy nas mãos ou da filha com enormes pôsteres de rapazes na porta do quarto. “Ufa: ele não é”. Percebo isso também na mídia: a preocupação com a sexualidade dos filhos está em filmes, que assisti e recomendo, como A Gaiola das Loucas (1978) ou Essa Estranha Atração (1988), além de muitos outros. Uma preocupação que certamente discutiremos em nosso grupo de estudos.
...
Pais e professores gays não precisam, e não devem, se preocupar com a possível influência da própria sexualidade sobre seus filhos ou seus alunos. Podem, sim, colaborar positivamente para transmitir noções saudáveis desta forma de sexualidade, para que mitos e tabus sejam apagados.
Só para lembrar: 90% dos adultos são heterossexuais e isso nem estimula nem desestimula um jovem gay a ser o que ele é: gay.
terça-feira, 15 de setembro de 2009
Patrick Swayze
A trilha sonora de Dirty Dance é magnífica e eu a escuto até hoje: já foi utilizada em vários comerciais diferentes e é constituída de clássicos anteriores ao filme. Fazem parte desta maravilhosa trilha sonora duas músicas que, ao que me parece, são contemporâneas ao filme, que é uma produção de 1987. A primeira, cantada por uma dupla (Bill Medley e Jennifer Warnes), é a cara da história: (I've Had) The Time Of My Life. A segunda, criada e cantada pelo próprio Patrick Swayze, fez a função de tema romântico: She's Like The Wind.
"Dirty Dancing" é o típico filme sessão da tarde. Recentemente comprei uma versão especial que inclui uns extras interessantes. O detalhe é que o DVD é frente e verso, como os antigos LP. Todavia, na minha história pessoal este filme é de suma importância. Foi a terceira vez que eu entrei num cinema e a primeira vez que eu entrei sozinho.
A linguagem do cinema chegou tarde à minha vida: aos 14 anos assistindo "Inimigo Meu", um sucesso de ficção científica escolhido pelo meu irmão mais velho, protagonizado, se bem me lembro, por Dennis Quaid. Assustei-me um pouco, pois nunca havia visto uma tela tão grande, numa sala tão grande (mais de 1.000 lugares), com um teto tão alto e um volume de som ensurdecedor para os meus padrões daquela época (estávamos no antigo Cine Marabá, hoje totalmente reformado e dividido em 5 modernas salas).
Meses depois, no calorento janeiro de 1989, numa tarde, após sair do meu trabalho de 4 horas no Banco do Brasil e sem nada para fazer com toda a liberdade que o trabalho recém me concedera, resolvi ir ao cinema. Assim, sem escolhas prévias, entre no Cine Gemini. Não foram necessários mais do que 5 minutos para que eu fosse transportado aos Estados Unidos ali dos anos 1950-1960, para dentro de uma colônia de férias bem familiar. A protagonista era uma moça saindo da adolescência (como eu) e nós dois nos apaixonamos pelo personagem de Patrick Swayze: um dançarino muito desenvolto que arrancava suspiros da platéia.
Havia os outros rapazes no filme. Um deles, muito bonitinho, inclusive, não valia grande coisa: enganava todo mundo com o jeito de estudioso e fora, na verdade, e estava envolvido no grande nó dramático da história -- uma gravidez que redundaria num aborto mal sucedido.
Era janeiro, dali a pouco eu completaria 15 anos e ainda não sabia que era-me possível apaixonar-me por um cara. O mesmo cara que, 20 anos depois, morreria em virtude de um câncer no pâncreas.
A vida e seus meandros.
quinta-feira, 10 de setembro de 2009
segunda-feira, 24 de agosto de 2009
Aniversário da Igreja: 5 anos
Dentro de algumas horas a Comunidade Cristã Nova Esperança dará início, em São Paulo, às comemorações do seu quinto aniversário. Para nós, que fazemos parte da Igreja, este momento é mais do que simples comemoração: é também um momento de ação de graças a Deus, por nos permitir cumprir, dia a após dia, com o seu mandamento: “Ide Por Todo o Mundo e Pregai o Evangelho a Toda Criatura” (Marcos 16:15).
Eis o nosso convite: estando em São Paulo, participe das atividades de aniversário da igreja nesta semana. Não estando na cidade, esteja conosco em espírito de oração. A todo tempo e onde estiver: interesse-se por nossa igreja e leve-a no coração, pois a igreja é um verdadeiro presente de Deus na vida de muitas e muitas pessoas.
quinta-feira, 20 de agosto de 2009
Juíza autoriza permanência de símbolos religiosos em órgãos públicos de SP
SÃO PAULO - A juíza federal Maria Lúcia Lencastre Ursaia, da 3ª Vara Cível Federal de São Paulo, determinou, em decisão liminar, que símbolos religiosos (crucifixos, imagens, entre outros) poderão permanecer nos órgãos públicos federais de São Paulo. Ela indeferiu o pedido do Ministério Público Federal para a retirada dos símbolos.
O MPF ingressou com ação civil pública depois de uma representação feita pelo cidadão Daniel Sottomaior Pereira, que teria se sentido ofendido com a presença de um crucifixo num órgão público. O MPF argumentou que a imagem feria os princípios da laicidade do Estado, da liberdade de crença, da isonomia e da impessoabilidade da Administração Pública.
Para Maria Lúcia Ursaia, no entanto, o Estado laico não deve ser entendido como uma instituição anti-religiosa ou anti-clerical.
"O Estado laico foi a primeira organização política que garantiu a liberdade religiosa. A liberdade de crença, de culto e a tolerância religiosa foram aceitas graças ao Estado laico e não como oposição a ele. Assim sendo, a laicidade não pode se expressar na eliminação dos símbolos religiosos, mas na tolerância aos mesmos".
A juíza afirmou que, num país como o Brasil, de formação cristã, a presenta de símbolos religiosos é natural e isso não significa "qualquer ofensa à liberdade de crença" e que, para os agnósticos ou que professam crença diferenciada, o símbolo cristão nada representa, "assemelhando-se a um quadro ou escultura, adereços decorativos".
Para ela, não ocorreu a alegada ofensa à liberdade religiosa. "A laicidade prevista na Constituição veda à União, Estados, Distrito Federal e Municípios estabelecerem cultos ou igrejas, subvencioná-las, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com elas ou seus representantes relação de dependência ou aliança, previsões que não implicam em vedação à presença de símbolos religiosos em órgão público", explicou.
fonte:
http://oglobo.globo.com/cidades/sp/mat/2009/08/20/juiza-autoriza-permanencia-de-simbolos-religiosos-em-orgaos-publicos-de-sp-757491141.asp
terça-feira, 18 de agosto de 2009
Instrumentalização social contra Estigmas e Preconceitos
Instrumentalização social contra Estigmas e Preconceitos
● 04 sábados (01 por mês)
● Carga Horária 20horas
● Com certificado para quem tiver 100% de presença
OBJETIVOS:
• Desmistificar os mitos e estigmas sobre orientação sexual e identidade de gênero;
• Abordar os aspectos da homofobia, lesbofobia e transfobia no Brasil e como se traduz em políticas públicas de prevenção e combate as ações criminosas por grupos fundamentalistas;
• Possibilitar o desenvolvimento da formação, compreensão, discussão e reflexão da atitude ética segundo as concepções e questionamentos presentes no pensamento contemporâneo;
• capacitar para prevenir e combater ações homofóbicas, lesbofóbicas e transfóbicas, bem como os crimes de ódios oriundos destes preconceitos.
Facilitadoras:
Profa° Solange Massari – Mestre em Serviço Social
Téc. Fernanda de Moraes – Pesquisadora Social
Atividades voltadas para profissionais e estudantes das áreas abaixo e pessoas afins:
• Administração
• Ciências Jurídicas
• Ciências da Saúde
• Ciências Sociais
• Comunicação
• Educadores sociais
• Pedagogia
• Psicologia
• Serviço Social
Atividades mensais
12 de Setembro de 2009
Palestra: Trans Sexualidade - A Cirurgia de Readequação Sexual (MtF/FtM) – Processo Transexualizador e Requisitos Básicos. (apresentação de documentário: Entre Dois Corpos / Eu Sou Homem)
Palestrante: Téc. Fernanda de Moraes – Pesquisadora Social
Palestra: Política Pública de Assistência Social e Diversidade Sexual
Profª. Ms. Solange Massari - Assistente Social
10 de Outubro de 2009
Palestra: Quem Sou Eu? Identidade: “Muito prazer: Sou Travesti!” (apresentação de vídeo documentário: Na Profundeza das Aparências)
Palestrante: Téc. Fernanda de Moraes – Pesquisadora Social
Política Pública de Educação - Escola Sem Homofobia e Brasil sem Homofobia
Palestrante: Profª. Ms. Solange Massari – Assistente Social
07 de Novembro de 2009
Palestra: A Moderna Técnica da CRS Atual – passo a passo completo - 08h as 09h30 (apresentação do vídeo documentário: Operácion de Câmbio de Sexo – en español)
Palestrante: Téc. Fernanda de Moraes – Pesquisadora Social
Palestra: Movimento LGBT – Avanços e Conquistas
Palestrante: Profª. Ms. Solange Massari - Assistente Social
12 de Dezembro de 2009
Cine debate com foco na transexualide e família (apresentação de vídeo documentário: Meu Eu Secreto – My Secret Self)
Atividade em Grupo – 09h30min as 10h30min
10h45mim as 11h30 devolutiva dos grupos e debate
Encerramento do curso – 11h30 as 12h00
Local do evento
Faculdade Paulista de Serviço Social (FAPSS)
Campus I: Rua Lopes Chaves, 273
Barra Funda – São Paulo – SP
CEP.: 01154-010
Próximo as estações do Metrô: Marechal Deodoro e Barra Funda
Inscrições / vagas limitadas
Os interessados deverão enviar o e-mail somente com a ficha de inscrição preenchida para o e-mail: jordan.social@hotmail.com com os seguintes dados:
Nome completo:
Ocupação:
Instituição de ensino (nome e campus):
Curso / Graduação:
Estado civil:
R.G.:
Órgão Expedidor:
Endereço completo (Rua, Avenida, N°, complemento,Bairro):
CEP.:
Cidade:
UF.:
Telefones (Residencial, celular, comercial e outros):
E-mails:
Investimento
R$ 60,00* (sessenta reais) à vista.
BANCO BRADESCO
AGENCIA 092-2
CONTA POPUPANÇA 89697-7
Em nome de LUCIANA DZULINSKY CAMPOS
Após a realização do depósito enviar e-mail com os dados do comprovante e com o seu nome para lucianadzu@hotmail.com
IMPORTANTE: levar no 1° dia da capacitação o seu comprovante para eventuais consultas.
(Ou em duas vezes de R$ 30,00 sendo uma no ato da inscrição (através de depósito bancário) e outra no dia do início da capacitação)
*Incluso materiais de apoio:
1. Xerox de textos;
2. Entrega de CD-ROM com todas apresentações em power point;
3. Café aos participantes.
Coordenadoria de cultura / inscrições
Jordan Roskoi Mazetti
(11) 9754-6088
jordan.social@hotmail.com
jordan.social@gmail.com
Tesouraria / confirmação de depósito e pagamentos
Luciana Dzulinsky Campos
(11) 9145-0378
lucianadzu@hotmail.com
lucianadzu@gmail.com
Palestrante profa. Ms.
Solange Massari
(11) 8142-8373
samassari@yahoo.com.br
Palestrante Presidente do Instituto Aphroditte
Fernanda de Moraes
(11) 9878-9063 / (11) 8790-2139
institutoaphroditte@gmail.com
fernandamoraesantos@gmail.com
fernandamoraesantos@hotmail.com
quinta-feira, 13 de agosto de 2009
Homossexuais não podem ser condenados, diz bispo Edir Macedo em blog
Site A Capa - 12/8/2009 - 13:26
O bispo Edir Macedo, integrante da Igreja Universal do Reino de Deus, comentou sobre a homossexualidade em seu blog oficial.
No post intitulado "Homossexualismo" (sic) e publicado no último dia 05/08, Macedo começa lembrando a época em que leprosos eram discriminados por causa da doença, ressaltando que os "religiosos eram os pilotos da condenação".
O bispo continua afirmando que "os tempos mudaram" e que "Deus não nos tem dado autoridade espiritual para julgar e condenar ninguém". "Ao contrário! Se alguém considera ser de Deus, então sabe perfeitamente que sua missão é para ajudar o semelhante. Não julgá-lo ou condená-lo!", escreve o bispo, acrescentando que "se queremos respeito à nossa fé, respeitemos a fé e opção (sic) de vida alheia! Se nem Deus impõe Sua escolha, quanto mais nós, meros mortais?"
Macedo conclui o texto, criticando o que ele chama de hipocrisia de alguns religiosos. "È justamente dentro de instituições religiosas que mais a encontramos", diz.
Lavagem de dinheiroO Ministério público de São Paulo anunciou ontem que Edir Macedo e outros nove integrantes da Igreja Universal do Reino de Deus estão sendo investigados sob acusação de formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.
De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, Edir Macedo e os demais envolvidos se utilizam da Igreja Universal para a prática de fraudes em detrimento da própria igreja e de inúmeros fiéis. Investigações mostram que o volume financeiro da igreja de março de 2001 a março de 2008 foi de R$ 8 bilhões.
A Universal negou as informações.
Fonte
http://acapa.com.br/site/noticia.asp?codigo=8976&%22Homossexuais+n%E3o+podem+ser+condenados%22%2C+diz+bispo+Edir+Macedo+em+blog
segunda-feira, 13 de julho de 2009
Espanhóis criam a primeira igreja evangélica gay do país
Os criadores da igreja afirmaram que já têm preparados os estatutos da nova instituição e pedirão, ainda esta semana, a inscrição na Direção Geral de Assuntos Religiosos do Ministério da Justiça da Espanha. Este pedido pode iniciar uma disputa legal com a Federação Espanhola de Igrejas Evangélicas, organização que reúne as 2,3 mil organizações que professam esta religião no país.
“A princípio não damos crédito a essa notícia. Eles primeiro têm que demonstrar que realizam atividades religiosas e aí veremos se o Ministério de Justiça admite ou não o pedido”.
“Se forem aceitos e usarem o nome Evangélico, protestaremos com medidas legais, porque seria um uso indevido”, disse à BBC Brasil o diretor da Federação Espanhola de Igrejas Evangélicas, Jorge Fernández.
A Federação Evangélica anunciou em 2005 a sua oposição ao casamento entre homossexuais, aprovado neste ano na Constituição espanhola. A Conferência Episcopal da Espanha também foi contra a aprovação do casamento entre homossexuais e critica a nova igreja gay.
“Para começar, não sei como dizem que formarão novos sacerdotes, porque os evangélicos não possuem ordem sacerdotal, mas um pastor que dirige a oração”, disse à BBC Brasil o responsável pelo grupo de ecumenismo da Conferência Episcopal, Vicente Sastre.
“É certo que algumas comunidades anglicanas americanas ordenaram sacerdotes homossexuais, mas houve tanto conflito e polêmica que estes grupos estão a ponto da ruptura. Em todo caso, a igreja católica tem uma postura clara sobre este assunto baseada no Novo Testamento”.
Apesar das críticas, o Grupo Gay Evangélico da Espanha pretende insistir com a nova igreja.
“Seremos a mais democrática das igrejas. Não é um projeto mediático, mas necessário, porque 99% das igrejas evangélicas espanholas nos impedem de receber os sacramentos e muitas delas nem nos deixam entrar”, afirmou à BBC Brasil o porta-voz do grupo, Andrés de la Portilla. “Além disso, essa nova instituição ajudaria a acabar com muitas mentiras e hipocrisias, principalmente dentro de ambientes religiosos”, completou.
Segundo o porta-voz, o Grupo Gay Evangélico existe há 20 anos, mas ainda há muitas ameaças e represálias “tanto de setores eclesiásticos como laicos”. Por isso as reuniões sempre são secretas, e o endereço definitivo da nova igreja só será anunciado quando as medidas legais e de segurança estiverem garantidas.
O que está confirmado é que a igreja ficará sediada na cidade valenciana de Sagunto, no litoral mediterrâneo, por sua localização estratégica, próxima a lugares frequentados abertamente por gays como Ibiza e Barcelona.
Fonte: BBC Brasil (por http://ceticismo.net/2009/07/06/espanhois-criam-a-primeira-igreja-evangelica-gay-do-pais/)
quarta-feira, 10 de junho de 2009
A Comunidade Cristã Nova Esperança e a 13a. Parada do Orgulho LGBT de São Paulo
Os irmãos que não estiverem em condições espirituais fortalecidas para suportar o impacto espiritual desse evento (pois o pessoal na avenida fica um pouco mais empolgado do que o necessário) têm a opção de participar de uma parada "diferente": enquanto estiver ocorrendo a Parada na rua, um grupo de intercessão, encabeçado pelo Presbítero Muraoka e o vice-líder de intercessão, Cícero, estará na Igreja Sede em posição de guerra, fazendo a Parada Intercessória. Esta atividade é também aberta à participação de todos.

quarta-feira, 8 de abril de 2009
Tony Blair questiona política do papa em relação aos gays
O ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair (1997-2007) questionou a atitude do papa Bento 16 em relação à homossexualidade e afirmou que os líderes religiosos devem começar a "repensar" a questão.
Segundo Blair, alguns católicos mais velhos apresentam "atitudes arraigadas" que contrastam com as posturas mais liberais da maioria das congregações. Blair, que se converteu ao catolicismo depois de renunciar ao cargo de primeiro-ministro britânico em 2007, disse à revista gay Attitude que as ideias continuam "evoluindo".
O ex-premiê britânico, que estabeleceu sua própria fundação religiosa, acrescentou no entanto que Bento 16 também apoia "muitas coisas fantásticas".
Em dezembro de 2008, o papa gerou polêmica entre grupos de defesa de gays e lésbicas ao afirmar que a indefinição na distinção entre homens e mulheres pode levar à "autodestruição" da raça humana.
E, em uma carta a bispos escrita em 1986, quando ainda era cardeal, o papa escreveu que "ainda que a inclinação particular da pessoa homossexual não seja um pecado, ela é de alguma forma uma forte tendência dirigida a um mal moral intrínseco, e, por isso, a inclinação deve ser vista como uma doença objetiva".
Quando questionado a respeito destes comentários, Blair disse à revista que "neste caso existe uma enorme diferença entre gerações". "E, provavelmente, entre os líderes religiosos existe o receio comum de que, se você cede em um assunto como este levado pela evolução de pensamentos e atitudes, onde poderá ter que chegar?".
"Você começa a ter que rever muitos conceitos. Na minha opinião, repensar é saudável, então vamos continuar com as reflexões.".
"Na verdade, precisamos adotar uma postura que leve à revisão dos conceitos, passar a considerar a evolução dos fatos e atitudes, e incorporar esta postura à disciplina com a qual você encara sua fé religiosa", afirmou Blair. "Então, algumas destas coisas podem resultar em uma área muito ampla de questões para discussão. Por isso, em meu entendimento, acho que os líderes religiosos estão relutantes.".
Quando questionado se algum dia, em um futuro próximo, existiria um papa a favor dos homossexuais, Blair respondeu "não sei, é a resposta franca". "Existem muitas coisas boas que a Igreja Católica faz e existem muitas coisas fantásticas que o papa apoia, mas acho que o que é interessante é que se você for em qualquer Igreja Católica, particularmente uma bem frequentada, em qualquer domingo, e fizer uma pesquisa na congregação, você ficará surpreso ao ver como as pessoas são liberais.".
Fonte:
Folha de São Paulo
http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u547855.shtml
quarta-feira, 11 de março de 2009
Notícias da Diversidade
O governo paulista criou a Coordenação
de Políticas para a Diversidade Sexual do Estado
de São Paulo. O novo organismo integra a
estrutura da Secretaria da Justiça e da Defesa
da Cidadania e tem como principal atribuição
defender os direitos da população de lésbicas,
gays, bissexuais, travestis e transexuais.
Além de assessorar o secretário da
Justiça e da Defesa da Cidadania no assunto
específico, a coordenação deverá, segundo
o decreto que a criou, “promover, elaborar,
coordenar, desenvolver e acompanhar programas,
projetos e atividades, com vista, em
especial, à efetiva atuação em favor do respeito
à dignidade da pessoa humana, independentemente
da orientação sexual e da
identidade de gênero de cada cidadão”.
Cabe também à nova instituição realizar
estudos e pesquisas relacionados à diversidade
sexual, bem como elaborar sugestões
para aperfeiçoamento da legislação vigente,
além de servir de suporte para órgãos do
Estado e da sociedade civil.
Para garantir que a atuação tenha alcance
em todas as instâncias do poder público estadual,
será criado um Comitê Intersecretarial
de Defesa da Diversidade Sexual, que deverá
“articular providências, tendo em vista o
desenvolvimento de ações para o aprimoramento
de políticas, programas, projetos e
atividades estaduais nos aspectos pertinentes
à diversidade sexual” e “elaborar e propor
políticas públicas que valorizem o respeito
às diferenças humanas”. O comitê terá um
representante de cada uma das secretarias
de Gestão Pública, Relações Institucionais e
Assistência e Desenvolvimento Social.
Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da
Justiça e da Defesa da Cidadania
Diário Oficial Poder Executivo
Terça-feira, 10 de março de 2009
Seção II São Paulo, 119 (45) – III
Atalho:
http://diariooficial.imprensaoficial.com.br/nav_v4/index.asp?c=4&e=20090310&p=1
terça-feira, 10 de março de 2009
Mês das Mulhes na Nova Esperança
Notícias de Março
Mês das Mulheres
Por conta do Dia Internacional da Mulher, celebrado em março, a CCNE dedica o mês inteiro a todas as mulheres de nossa igreja. Por isso, participe conosco desta programação especial dirigida pelas mulheres da CCNE.
Mais informações no nosso site: http://www.ccne.org.br/
I Simpósio Financeiro em Natal/RN
A Regional Nordeste (Natal/RN) realizará o I Simpósio Financeiro, que será ministrado pelo Presbítero Sidney Bertino, Diaconisa Daniela Modesto e Diaconisa Rejane Neves. O evento acontecerá nos dias 3 e 4 de abril na sede da Regional Nordeste.
Mais informações no nosso site e também através do e-mail: nordeste@ccne.org.br
Novas Igrejas
A CCNE informa a abertura de novas células, desta vez no Rio de Janeiro/RJ, em Cuiabá/MT, em Campinas/SP e no Recife/PE.
Mais informações no nosso site e também através do e-mail: missoes@ccne.org.br
A CCNE/Cuiabá realizará seu primeiro culto já agora no dia 15 de março! Mais informações no nosso site e também através do e-mail: cuiaba@ccne.org.br (Obreiro César).
Retiro de Páscoa em Fortaleza/CE
Fortaleza é do SENHOR JESUS! E isso já estava declarado! Então, venha participar do Retiro de Páscoa em Fortaleza/CE nos dias 10, 11 e 12 de abril de 2009. Presenças confirmadas: Pastor Justino Luiz, Presbítero Wladimir Freire (CCNE/Guarulhos), Presbítero Sidney Bertino e Presbítero Esdras Xavier.
Para maiores informações: fortaleza@ccne.org.br
Para saber das novidades da Nova Esperança e ficar por dentro de tudo, acesse o nosso site: http://www.ccne.org.br/
Fique com Deus.
Tudo que é verdadeiro, nobre, justo, puro, amável, louvável, que seja virtude ou digno de louvor: eis o que deve ocupar vossos pensamentos(Filipenses 4:8)
sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009
Retiro de Carnaval da Comunidade Cristã Nova Esperança - 2009

Enquanto muitos pulam, brincam e dançam -- e às vezes exageram -- sob o cetro de Momo, a Igreja se reune e, com igual alegria, festeja em harmonia e irmandade, mas sob o cetro de Jesus Cristo.
As atividades vão acontecer em São Lourenço da Serra, no sítio Serra Bonita, nos dias 20, 21, 22, 23 e 24 de fevereiro, e incluem estadia e alimentação.
O tema deste é ano é Tabernáculo de Deus entre os Homens (Ezequiel 37:27).
Nos nossos retiros costumam acontecer vígilias, orações no monte, batismos, cultos e louvores especiais e, é claro, sempre sobra tempo e espaço para a confraternização: sessões cinema & pipoca, bate-papos, jogos e demais atividades recreativas.
Serviço:
O pacote completo, com transporte saindo da sede da Igreja, custa R$ 160,00. Mais informações podem ser obtidas no telefone (11) 3129 5682 ou pelo e-mailo contato@ccne.org.br. Para saber mais sobre a Comunidade Cristã Nova Esperança acesse a nossa página: http://www.ccne.org.br/.